graça de deus

Graça de Deus – Phillip Holmes

A Graça de Deus é uma explosão mental

Nós sabemos que as Escrituras proclamam que Ele é gracioso, mas muitos lutam para acreditar na Graça de Deus. Outros se perguntam o que a graça realmente parece. Se tomarmos a sério a justiça de Deus e a atormentação de nossos pecados todos os dias, podemos nos encontrar perguntando a Deus: “Você ainda me ama?” Ou “Por que você é tão paciente comigo?” Ou “Por que você não Me matou pelo que fiz?”

À medida que nosso ódio e consciência do nosso pecado aumenta, precisamos desesperadamente de uma visão bíblica da graça de Deus. Precisamos das Escrituras para pintar uma imagem clara de quem é Deus e quanto ele nos ama em Cristo Jesus. Precisamos ver o Deus das Escrituras que é tão gracioso que sopra nossas mentes – trazendo-nos lágrimas e arrependimento.

Como pensamos em Deus

Em Miquéias 6: 6-7, os israelitas têm uma visão distorcida de quem é Deus. Nos versos um a cinco, o Senhor oferece uma terna repreensão perguntando: “O que eu fiz com você?” Ele lembra como os libertou da mão do Egito e outros atos justos que ele fez em seu nome.

Sua resposta nos versículos 6-7 é assustadora, mas dolorosamente familiar:

Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano? Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do meu próprio pecado?

Em vez de responder em gratidão, eles se expuseram. Se eles pretendiam ou não, eles pintam essa imagem de Deus que o faz parecer exigente, cruel e impossível de satisfazer. O tom não está claro. Podemos assumir que o orador está realmente tentando se arrepender ou podemos assumir que o falante está indignado. Sua disposição está fora do ponto. O ponto é que sua visão de Deus não se alinha com a realidade e estou muito familiarizado com sua visão de Deus.

Leia Também  Riscar o Nome do Livro da Vida?

De volta à faculdade, um querido amigo e eu confessamos o pecado e rezamos. Durante nosso tempo de confissão e oração, descobrimos que tínhamos imagens muito semelhantes de Deus. Nós dois vimos Deus como o pai irritado sentado no trono horrorizado e chocado que pecamos de novo. O deus que imaginamos era impaciente, irritado e completamente decepcionado em nós. Pensamos que nosso Pai celestial viveu com constante frustração com seus filhos rebeldes. Então, quando eu li Miquéias 6: 6-7 recentemente, eu poderia me relacionar com os israelitas.

A graça de Deus não é como a graça do homem

A parte de como vemos a graça de Deus é muitas vezes desencadeada por nossa experiência. Quer se trate de um parente, parente ou nossa visão geral da humanidade, nossa experiência com pessoas pecadoras e quebradas afeta nossa visão de nosso deus sagrado e justo. Não conhecemos a graça, a misericórdia e a verdade que não tem pecado. Humanamente falando, apesar de ter experimentado graça, nunca conhecemos uma pessoa que encarnou perfeitamente a graça.

Ao refletir sobre como amamos e mostramos a graça, duas coisas se destacaram sobre o homem e nossa motivação para perdoar:

  • O homem natural é motivado a ser gracioso porque o homem está ciente (até certo ponto) de que ele é tão culpado quanto a pessoa que precisa de graça.
  • O homem natural perdoa os outros porque ele geralmente só conhece um pequeno pedaço de toda a outra pessoa é realmente culpada.

Tenho certeza de que há mais motivações humanas para mostrar graça, mas a partir desses dois, descobrimos dois fatores que representam enormes partes da nossa capacidade de perdoar – o nosso próprio pecado e ignorância.

Graça ofensiva

Quando comecei a processar isso, fiquei impressionado. Deus não está motivado por sua própria pecaminosidade nem habilitado por sua ignorância. Ele é um Deus santo e justo, completamente vazio de pecado e cheio de bondade e amor. Ele nunca cometeu um erro e tem todo poder, mas falhar nunca! Ele é perfeito em todos os seus caminhos. Se ele fosse um médico, ele nunca perderia um paciente. Se ele fosse um advogado, ele nunca perderia um caso. Não há uma bússola moral que possa medir o quão digno e irrepreensível Ele é.

Leia Também  Sofrimento de Cristo

No entanto, quando nós, seus filhos pródigos e rebeldes, quem cuspem em seu rosto, revoltados em nosso pecado e afligindo Seu Espírito, Ele nos chama ao arrependimento com braços abertos e amorosos, dizendo: “Volta para casa, filho!”.

Ele não ignora todas as formas em que pecamos contra Ele. Ele sabe tudo o que já fizemos e é capaz de perdoar isso. O seu conhecimento de quem realmente somos nunca irá dificultar o Seu amor por nós. Ele está mesmo ciente do mal por trás de nossas ações justas. A intimidade pela qual o Senhor nos conhece, é capaz de abraçar amorosamente, pois seus filhos são sobrenaturais. A graça de Deus é impressionante. Toda vez que penso nessa realidade, choro pois sirvo a um Deus cujo amor e graça me desconcertam.

Conhecendo a Graça de Deus através das Escrituras

Ao longo das Escrituras, a mensagem desta graça é proclamada. Nosso Deus é “compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações” (Êxodo 34: 6-7). Essa graça é distinta da fé cristã. Nenhuma outra religião enfatiza a graça divina do jeito que a Bíblia faz.

É por isso que ler a Bíblia e ter intimidade com Deus é essencial para o amadurecimento cristão. Quanto menos lemos a Bíblia e oramos, mais nossa visão de Deus se torna corrompida. Se você deseja que a graça de Deus volte sua mente novamente, leia sua Bíblia! Hoje!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *